Eletiva nº 3 - Saúde e qualidade de vida.

RESPONSÁVEL


PAULO

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A Eletiva de Saúde e Qualidade de Vida foi desenvolvida para oferecer aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade de compreender e praticar hábitos saudáveis, promovendo o bem-estar físico e mental, visando uma experimentação e difusão de hábitos de práticas saudáveis intervenções na comunidade não apenas a prática de atividades físicas, mas também o entendimento abrangente da saúde e seus aspectos relacionados à qualidade de vida.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva de Saúde e Qualidade de Vida aborda uma variedade de tópicos e práticas que promovem o bem-estar físico, mental e social dos participantes. Exercícios Físicos e Atividades Esportivas: Incluir práticas de atividade física regular, que podem variar desde exercícios aeróbicos até atividades mais relaxantes, como ioga. A ênfase pode estar na importância de manter um estilo de vida ativo para a saúde física e mental. Nutrição Saudável: Abordar conceitos de alimentação balanceada, dietas equilibradas, leitura de rótulos alimentares e práticas alimentares saudáveis. Isso pode envolver atividades práticas, como preparação de refeições saudáveis. Gestão do Estresse: Ensinar técnicas de gerenciamento do estresse, incluindo mindfulness, meditação e relaxamento. Explorar estratégias para lidar com pressões diárias e melhorar a resiliência emocional. Educação sobre Saúde Mental: Fornecer informações sobre saúde mental, desmistificar estigmas associados a problemas de saúde mental e promover a importância do autocuidado emocional. Prevenção de Doenças: Abordar tópicos relacionados à prevenção de doenças, incluindo práticas de higiene, vacinação, comportamentos de risco e autocuidado. Relacionamentos Interpessoais e Comunicação: Explorar a importância dos relacionamentos saudáveis, habilidades de comunicação eficazes e construção de redes de apoio social. Sono Saudável: Discutir a importância do sono para a saúde e oferecer orientações sobre práticas para melhorar a qualidade do sono. Planejamento de Vida Saudável: Abordar a importância do planejamento para o futuro, estabelecimento de metas realistas e desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão. Promoção da Autoestima e Autoimagem: Fornecer estratégias para melhorar a autoestima e promover uma imagem corporal positiva. Atividades Recreativas e Sociais: Incluir atividades recreativas que promovam a socialização, o lazer e a diversão como parte integrante do bem-estar.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância de uma eletiva de Saúde e Qualidade de Vida pretende ser um evento ou projeto final que destaca e integra os conceitos e práticas aprendidos ao longo do curso. A proposta de culminância pode variar dependendo dos objetivos específicos da eletiva e do público-alvo.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física



    Eletiva nº 5 - Robotizando

    RESPONSÁVEL


    FRANÇUA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver nos estudantes habilidades técnicas e criativas por meio da construção e programação de robôs utilizando a plataforma Arduino Uno, capacitando-os para enfrentar desafios do mundo real e promovendo a interdisciplinaridade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será baseada em aulas práticas, onde os estudantes terão a oportunidade de projetar, construir e programar robôs usando o Arduino Uno. As atividades incluirão palestras introdutórias, estudos de caso, laboratórios práticos e projetos aplicados, proporcionando uma abordagem hands-on para o aprendizado.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de Projetos: cada grupo de estudantes terá um espaço para apresentar seus projetos de robótica com Arduino Uno. Eles deverão explicar o conceito, a funcionalidade, a programação utilizada e os desafios enfrentados durante o desenvolvimento. Demonstração Prática: além das apresentações, os estudantes terão a oportunidade de realizar demonstrações práticas de seus projetos. Isso envolverá a interação direta dos visitantes com os robôs, permitindo que experimentem funcionalidades específicas. Competição de Robôs: organização de uma competição amigável entre os projetos de robótica. Poderiam ser propostos desafios específicos, nos quais os robôs teriam que demonstrar suas habilidades de programação, sensores e movimentação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 6 - Rádio escolar.

    RESPONSÁVEL


    CARLOMAN

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aguardando o projeto do professor.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aguardando o projeto do professor.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Aguardando o projeto do professor.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 7 - Desenvolvimento de jogos coeltivos

    RESPONSÁVEL


    SEBASTIAO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aguardando o projeto do professor.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aguardando o projeto do professor.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Aguardando o projeto do professor.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Sociologia



    Eletiva nº 8 - Arte em cena.

    RESPONSÁVEL


    MARIA EVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Esta eletiva através dos jogos dramáticos, improvisação, encenação e criação de personagens, possibilitará aos alunos a vivência do fazer teatral explorando a criatividade, a voz, o corpo tanto como atores como também expectadores.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Na oficina de teatro abordaremos os princípios básicos da linguagem teatral como tragédia, comédia, situações do cotidiano, mistério, história do teatro, sonoplástia e outros conceitos ampliando o conhecimento do aluno nesta linguagem. O foco dessa Eletiva esta no compromisso com o aprendizado dos alunos. Dentro do conteúdo abordado estão as características específicas da linguagem literária e da linguagem Possibilitar aos alunos o contato significativo com o universo cinematográfico, visando à sua formação sociocultural e política no âmbito escolar. Desenvolver os potenciais de sensibilidade e expressividade artísticas, bem como os conceitos da linguagem cênica, por meio de ação teórico prática: • identificar e explorar os elementos que compõem as linguagens de teatro e de dança (direção, cenografia, iluminação, figurinos, maquiagem, coreografia, interpretação, discurso cênico); • identificar as formas de organização, integração e apresentação dos elementos que compõem a cena (voz, corpo, movimento, espaço, som, gesto, palavra, interatividade); • conhecer práticas e teorias das linguagens artísticas de teatro e de dança, bem como familiarizar- se com seus códigos e articulações formais, aspectos expressivos, técnicas e materiais, contextualizando-os em diversos âmbitos – geográfico, social, histórico, cultural e psicológico; • identificar técnicas expressivas na construção dos discursos cênicos; • correlacionar as diversas expressões do corpo em cena; • identificar e comparar as configurações da relação palco/platéia; • reconhecer a singularidade e a diversificação das manifestações de teatro e de dança em diferentes culturas e momentos históricos; • explorar formas de categorização das produções cênicas de acordo com suas formas de organização, integração e apresentação e contexto histórico, geográfico e sociocultural; • apreciar e discutir criticamente teatro e dança.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância cujo caráter é interdisciplinar, envolvendo diretamente as disciplinas de Língua. Portuguesa, Arte, História, Filosofia e Fisica. A proposta será  de três curtas-metragens apresentadas que terão versões adaptadas. E a criação de uma galeria contando a história da sétima arte. O resultado dessa aprendizagem possivelmente ocorrerá  no final do semestre.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 9 - Humanização

    RESPONSÁVEL


    LAIANE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover espaços e percursos de formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • No primeiro momento, a eletiva se dará por meio da Investigação científica, na qual a professora juntamente com os estudantes, irão explorar o que são os Direitos Humanos e como ele se aplica dentro da sociedade. Posteriormente, a eletiva seguirá o eixo estruturante de Mediação e Intervenção Sociocultural,com o objetivo de utilizar abordagens e práticas que visam mediar e intervir em contextos sociais e culturais para promover transformações positivas, inclusão e desenvolvimento. A ideia da eletiva é que os estudantes sejam capazer de desenvolver o pensamento crítico acerca dos Direitos Humanos com pautas reais, enfatizando o protagonismo juvenil, e em criar estratégias e soluções para problemas sociais que cercam a sua realidade.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Produção Artística e Expressão: Permitir que os alunos expressem suas opiniões sobre os direitos humanos por meio de diferentes formas de arte, como pinturas, poemas, músicas ou performances. Organizando uma exposição ou apresentação para que os alunos compartilhem suas criações com a comunidade escolar, estimulando a empatia e a compreensão.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 10 - Povos brasileiros.

    RESPONSÁVEL


    ELDIRAM

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Esta eletiva tem por objetivo levar aos estudantes o conhecimento das origens em que se deu ao reconhcecimnto dos POVOS BRASILEIROS, através de leituras, videos de documentarios, filmes, visitação, conhecer diferentes culturas para compreender e valorizar a pluralidade étnica existente em nosso país, em seus aspectos socioculturais , posicionando –se contra qualquer forma de discriminação baseada nas diferenças culturais de classe social, de crenças, de etnia ou outras características individuais e sociais. O foco dessa eletiva esta no compromisso com o aprendizado dos alunos. A proposta desse projeto conta com a interdisciplinaridade, juntamente com as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • -Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa. -Reconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico. -Reconhecer nas ações e nas relações humanas as permanências e as rupturas, as diferenças e as semelhanças, os conflitos e as solidariedades, as igualdades e as desigualdades. -Sentir-se um sujeito responsável pela construção da História. -Praticar o respeito às diferenças culturais, étnicas, de gênero, religiosas, políticas. -Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto destes.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância cujo caráter é interdisciplinar, envolvendo diretamente ás areas de Arte, Sociologia e Filosofia. O resultado dessa aprendizagem possivelmente ocorrerá no final do semestre.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 11 - Español en la práctica

    RESPONSÁVEL


    WANDERLINA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Estimular a produção de textos e resolução de questões de língua espanhola do ENEM. Encontramos diversos tipos de textos (literários, jornalísticos, de informação cientifica, instrucionais, epistolares, humorísticos e publicitários) que podem ser trabalhados de diferentes formas, tornando o processo de ensino/aprendizagem mais agradável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estudo de vocabulários. Estudo de palavras cognatas e falsos cognatos. Discussões teórico práticas de gêneros, obras e autores da língua espanhola. Análise de textos literários e não literários. Leitura individual e compartilhada. Estudo da gramática da língua espanhola. Explicação oral e escrita sobre H.Q e poemas. Resolução de questões de ENEM. Produção de charge. Produção de poemas. Confecção de portfólio.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição, apresentação e explicação das produções das charges e poemas em espanhol produzidos pelos estudantes e das resoluções das questões do ENEM de Língua Espanhola em portfólio.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Espanhol
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 12 - Pare pense e escreva.

    RESPONSÁVEL


    GLEYDES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva “PARE, PENSE E ESCREVA ” visa à preparação dos estudantes do Ensino Médio no desenvolvimento da leitura e escrita de textos para a realização de avaliações externas, como o ENEM, bem como qualificar o ensino de Leitura e Escrita na escola. A implantação da eletiva surgiu, principalmente, da análise de avaliações e textos dos alunos e da constatação da falta de competências e habilidades para a construção de um bom texto.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As propostas exigirão texto dissertativo-argumentativo. Faz- se necessária a revisão de todos os pontos da proposta, bem como a leitura dos textos-base, em sala de aula, com o acompanhamento do professor, a fim de que sejam sanadas as possíveis dúvidas. Depois da explicação da proposta, o aluno redigirá seu texto na plataforma padelet, no prazo estabelecido, em dia marcado. O professor irá fazer a correção na própria plataforma e o estudante deverá acompanhar as postagens semanalmente. Após correção, será atribuída uma nota de zero a mil (modelo ENEM). O conjunto dessas atividades valerá (ao término de cada etapa) nota parcial de Língua Portuguesa II (será feita uma média das notas do laboratório).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Com base nos materiais lidos durante o projeto, o estudante deverá desenvolver diferentes produções textuais. Vale criar slogans de publicidade, poesias, crônicas ou até elaborar finais alternativos para os livros trabalhados por meio de um portfólio.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 13 - Redação nota 1000.

    RESPONSÁVEL


    RAQUEL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva "A Fantástica Fábrica de Textos para o ENEM": tem como propósito preparar os estudantes de forma lúdica, engajante e eficiente para enfrentar o desafio da redação dissertativa argumentativa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM é uma etapa crucial na jornada acadêmica dos alunos, e obter uma pontuação máxima na redação pode ser determinante para ingressar em instituições de ensino superior de excelência. Através de uma abordagem lúdica, a eletiva busca promover uma atmosfera de aprendizado positiva e inspiradora, incentivando a participação ativa dos estudantes. O termo "Fábrica" atribui uma conotação de aventura e desafio, o que ajudará a despertar o interesse e a motivação dos alunos em aprimorar suas habilidades de escrita. Com atividades interativas e dinâmicas em grupo, a eletiva proporcionará uma experiência educativa que vai além do ensino tradicional, estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos participantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Oficinas de Escrita Criativa: Realizar oficinas práticas em que os alunos são incentivados a explorar sua criatividade e aprimorar suas habilidades de escrita, produzindo redações dissertativas argumentativas sobre temas variados.  Análise de Redações Nota 1000: Analisar e discutir redações que receberam nota máxima no ENEM, identificando as estratégias e características que as tornaram bem- sucedidas, para que os alunos aprendam com exemplos reais.  Debates e Discussões Temáticas: Realizar debates sobre temas atuais e relevantes, incentivando os alunos a exporem suas opiniões e argumentos de forma fundamentada, aprimorando sua capacidade de argumentação.  Escrita Colaborativa: Propor atividades de escrita colaborativa em grupo, onde os alunos se dividem em equipes para construir redações coletivamente, desenvolvendo a habilidade de trabalhar em conjunto e negociar argumentos.  Revisão e Feedback: Estabelecer sessões de revisão e feedback das redações produzidas pelos alunos, tanto do professor como dos colegas, para que cada estudante receba orientações individualizadas para aprimorar suas habilidades de escrita.  Pesquisa de Temas: Estimular os alunos a pesquisarem temas relacionados aos principais assuntos abordados no ENEM, utilizando fontes confiáveis e diversificadas para embasar seus argumentos.  Produção de Vídeos e Podcasts: Incentivar os alunos a produzirem vídeos ou podcasts abordando temas relevantes, aplicando as técnicas de argumentação aprendidas na eletiva, explorando também a linguagem audiovisual..  Acompanhamento Individualizado: Fornecer acompanhamento individualizado aos alunos, identificando suas necessidades específicas e oferecendo suporte personalizado para que cada um possa desenvolver suas habilidades ao máximo. Ao adotar essas metodologias na eletiva, os estudantes serão envolvidos de maneira mais ativa e prazerosa no processo de aprendizado, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para se destacarem na redação dissertativa argumentativa do ENEM e em suas habilidades de comunicação escrita no geral.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Culminância proporcionará aos alunos um momento de integração, aprendizado e celebração das conquistas na redação dissertativa argumentativa. Além de fortalecer a confiança dos estudantes em suas habilidades de escrita, reforçará a importância do domínio da linguagem escrita como uma ferramenta poderosa para expressar ideias, argumentar e influenciar positivamente a sociedade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa